terça-feira, maio 23, 2006

Os princípes encantados

Lembro-me de quando era adolescente, carente e fantasiosa e a minha melhor amiga me apresentou o seu primeiro namorado...
Sabia que eles eram perfeitos um para o outro. Acho que até fui a primeira a aperceber-me disso. No entanto, ao contrário do eu que esperava, a revelação dela não me pôs feliz... Não. Na verdade, atirou-me para um longo período de auto-comiseração...
Na altura achei que era uma reacção tipicamente adolescente. É óbvio que estava feliz por ela, mas estava TÃO triste por mim, que não conseguia sequer suportar o entusiasmo dela... Doía-me na alma.
Recentemente descobri que não é uma atitude adolescente. E, ao contrário do que eu pensava, também não é uma atitude egoísta, nem estranha.
É que a situação repetiu-se recentemente. Isto é, uma amiga apresentou-nos o seu novo namorado.E, desta vez, é (pelo menos) uma outra amiga quem está só.
Fazendo-me recordar a tal situaºão da minha adolescência, ela disse-me: "Sinto-me uma moeda. Tenho duas faces: a que está feliz por ela e a que sofre por mim."
Não tem nada a ver com idade.
Qualquer ser humano se compara aos outros. E, normalmente, comparamo-nos aos que são ou estão melhor que nós.
É claro que, ao ver alguém obter o que também nós tanto desejamos , perguntamos-nos: "Porquê ela e não eu?", "O que é que eu tenho a menos do que ela?", "Será que mereço menos?", "Serei mais feia, mais desinteressante?"... E continua: "Se calhar sou muito exigente." Mas, depois, como ninguém consegue "negociar" o que o/a faz apaixonar por alguém: "Nunca vou encontrar o meu príncipe encantado, porque os principes encantados só existem nas histórias infantis..." E, conclusão absoluta e inabalável: "Eu nunca vou encontrar alguém que me ame!..."
E, pronto!, está aberto o caminho para a depressão... Com uma ajudinha da amiga que - feliz e despreocupada, sem ter olhos para mais nada a não ser a sua paixão, porque até está ainda em plena lua de mel - exibe toda a extensão da sua felicidade, querendo inclusivamente que quem a rodeia partilhe daquele entusiasmo...

Graças a Deus, estou de fora...
Posso dizer à recém apaixonada: "Estás linda, resplandescente, fantástica. Aproveita este momento, porque tu mereces!"
E posso dizer à Branca de Neve, que espera o beijo do seu príncipe: "Os príncipes perfeitos, como nos contos de fadas, não exitem. Mas existe o príncipe perfeito para cada uma de nós. E tu vais encontrar o teu. Tenho a certeza!"

Um beijinhos para as recém apaixonadas e para todas as mulheres que procuram o seu príncipe... E, já agora, um beijinho ENORME para todos os princípes que fazem as suas princesas felizes.

8 Comments:

Blogger Unknown said...

Tudo isso, que é bastante, visto da perspectiva do “príncipe” soa a qualquer coisa como, -…mas afinal sempre há princesas? Terei afinal direito à minha?

Ok, da próxima vez que achar que é ela vou-lhe falar, se ela não virar a cara para o lado.

(...)

Bjs

12:49 da tarde, maio 23, 2006  
Blogger Pisces Girl said...

Fiquei emocionada com o texto que escreveste.

Cada vez menos acredito no amor, por isso, também não acredito que exista neste Mundo um princípe perfeito para mim.

Bjs!

7:28 da tarde, maio 23, 2006  
Blogger GK said...

Jotabê e Pisces:

É claro qe existem príncipes e princesas perfeitos para cada um de ñós. E, se há alguém que faz o nosso coração bater mais depressa, devemos tentar aproximar-nos! É claro que sim! O pior que pode acontecer é ficarmos com o orgulho ferido. Mais sós não ficamos!

Bj.

10:32 da tarde, maio 23, 2006  
Blogger BlueShell said...

...princípes...pois sim!!!

cavalos brancos e castelos...fadas e felicidade!!! Tudo isso é fantasia...
è como acreditar no "Pai Natal"...na cegonha...ou isso!

beijo. BShell

10:36 da tarde, maio 23, 2006  
Blogger Musicology said...

Eu (ainda) acredito em principes e princesas!

4:34 da manhã, maio 24, 2006  
Blogger BlueShell said...

Grata por teres aparecido!
BEIJOS
BShell

2:55 da tarde, maio 24, 2006  
Blogger Pisces Girl said...

Blueshell: pois, concordo contigo.
Também acho que é tudo fantasia...

Beijinhos!

3:33 da tarde, maio 24, 2006  
Blogger Tânia Carmo Silva said...

Pisces girl... não existe ninguém perfeito para ninguém, há que fazer adaptações se achares que a pessoa merece a pena, e se tu mereces a pena! Nada caí do céu, nem nada é perfeito... Até mesmo quando algo perfeito se consegue por breves momentos, mais cedo ou mais tarde "levarás com isso". Por isso ADAPTA-TE ao que tens, mas NÃO TE ACOMODES!

8:32 da tarde, junho 05, 2006  

Enviar um comentário

<< Home